Programa de Colheita de Plasma Convalescente
Programa de Colheita de Plasma Convalescente
O IPST,IP pede a todos os dadores de sangue do grupo sanguíneo A que tenham recuperado da COVID-19 até ao prazo máximo de 60 dias, para se inscreverem para a dádiva de plasma convalescente. Este tipo de dádiva é necessário já e pode salvar vidas.
Pode inscrever-se clicando neste link: http://www.ipst.pt/index.php/pt/programa-de-colheita-de-plasma-convalescente
Pode pedir mais informação através do e-mail: dou.plasmaconvalescente@ipst.min-saude.pt
Por favor, partilhe esta mensagem junto dos seus familiares e amigos
Medicamentos derivados do plasma e plasma para transfusão tratado por solvente detergente, de origem nacional, disponíveis em 2021 no IPST para fornecer aos serviços hospitalares
No final de 2020, foram entregues ao IPST os medicamentos derivados do plasma, correspondentes aos de maior utilização terapêutica, a nível nacional, resultantes do 2º procedimento concursal de fracionamento de plasma, lançado por este Instituto no 1º semestre de 2020, em pleno confinamento.
Os medicamentos derivados do plasma entregues em dezembro ao IPST totalizam 39.715 embalagens de albumina humana, na apresentação de 200 g/l, Sol Inj Fr 50 ml IV; 6.396 embalagens de imunoglobulina humana normal, na apresentação de 100 mg/ml, sol. inj. Fr. 100 ml IV e 3.116 embalagens de Factor VIII da coagulação, na apresentação de 1000 U.I. Pó Sol Inj Fr; que correspondem na sua forma de apresentação e dosagem, aos mais consumidos pelos serviços hospitalares.
Trata-se de medicamentos obtidos a partir do fracionamento de 15.000 litros de plasma resultantes de colheitas de sangue benévolas efectuadas pelo IPST, pelo Centro Hospitalar e Universitário de S. João e Centro Hospitalar e Universitário do Porto e que são fruto da generosidade e do altruísmo de cidadãos residentes em Portugal.
Este procedimento concursal deu continuidade ao Programa Estratégico de Fracionamento do Plasma, que teve o seu início com um concurso de fracionamento de 30.000 litros de plasma de colheitas de sangue apenas do IPST, e que na sua 2.ª fase agrega ao plasma do IPST o dos serviços de sangue hospitalares, constituindo-se estes como contributo imprescindível, enquanto fornecedores de plasma fresco congelado (PFC), para alcançar o objetivo da redução da dependência externa e a concomitante crescente suficiência nacional em alguns derivados do plasma.
Em razão das condições técnicas e de logística necessárias por parte dos serviços hospitalares e do seu envolvimento progressivo, o IPST planeou uma atuação concertada em 2 momentos temporais distintos:
Em 2020 o lançamento, tramitação e conclusão do concurso apresentado supra.
De 2020 a 2022, abertura, tramitação e conclusão de um concurso público internacional para obtenção de medicamentos derivados do plasma, que correspondam aos de maior consumo nacional, a partir do fracionamento de 60.000 litros de plasma provenientes dos 3 Centros Regionais de Sangue do IPST e das seguintes entidades hospitalares:
Centro Hospitalar do Porto, EPE
Centro Hospitalar de São João, EPE
Instituto Português do Oncologia do Porto Dr. Francisco Gentil, EPE
Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE
Instituto Português do Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE
ULS Alto Minho, EPE
Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, EPE
Hospital Espírito Santo de Évora, EPE
Hospital Garcia de Orta, EPE
Acresce referir que para além da entrega dos medicamentos derivados do plasma identificados acima, o IPST também recebeu no final de 2020, para disponibilizar aos serviços hospitalares, plasma para transfusão submetido a tratamento de solvente/detergente (Octaplas), produzido a partir do plasma de origem nacional resultante da colheita de sangue do IPST, do CHUSJ e do CHUP.
Foram entregues 10.071 embalagens dos grupos sanguíneos 0 e A, correspondendo a 3 dos 18 lotes adjudicados, sendo que os restantes lotes, compreendendo cerda de 45.000 embalagens de Octaplas, serão entregues ao IPST ao longo do corrente ano.