Notícia / Quem faz voluntariado tem direitos e deveres especiais?
Geral

Quem faz voluntariado tem direitos e deveres especiais?

2025, Jul 01
Federação
323
0

Quem faz voluntariado tem direitos e deveres especiais?

Sim, e até há um estatuto especial na lei portuguesa. Saiba quais em «Direitos e Deveres dos Cidadãos

 

Em que consiste a actividade de voluntariado e quais os princípios legais que a enquadram?

A lei define a actividade do voluntariado como «o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas». Não são abrangidas as actuações que, embora desinteressadas, tenham carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

A actividade tem de ser desenvolvida no âmbito de uma organização promotora. Podem ser entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas colectivas públicas ou privadas, desde que reúnam condições para integrar voluntários e que a sua actividade tenha interesse social e comunitário. O voluntário compromete-se livremente a colaborar com a organização, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo disponível. Não pode haver, em princípio, nenhuma relação de trabalho que envolva remuneração.

A lei fixa alguns princípios que devem ser respeitados na actividade do voluntariado: solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade e convergência. Alguns desses princípios têm relação directa com a forma como os voluntários devem realizar o seu trabalho nas organizações promotoras. Assim, o princípio da complementaridade diz que o voluntário não deve substituir os recursos humanos considerados necessários à prossecução das actividades por essas organizações.

O princípio da gratuitidade indica que o voluntário não seja remunerado. O princípio da responsabilidade responsabiliza-o pelo exercício da actividade que se comprometeu a realizar. Quanto ao princípio da convergência, estabelece que deve existir harmonia entre a acção do voluntário e a cultura e os objectivos institucionais da organização promotora.

Legislação e Jurisprudência

Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, artigos 7.º e 8.º

Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro

 

Relacionados
Geral
+

Peregrinação Nacional de Dadores de Sangue a Fátima/2025

Referente a  Peregrinação Nacional de Dadores de Sangue a Fátima/2025  que se realiza no dia 21 de Setembro , vimos pela presente  enviar o cartaz de divulgação do  evento , assim segue o programa , e todas as informações importantes , afim de garantir brindes para todos os presentes e preparar o espaço solicitamos a  todos que façam a vossa inscrição por via email até ao dia 1 de setembro de 20251º Pedimos que sejam respeitados os horários e locais a fim de tudo correr pelo melhor , desde já informamos que nesse dia se realiza também a bênção dos capacetes em Fátima e assim deve ser um dia com muita gente no santuário. INFORMAÇÕES :  - Os Autocarros e veículos ligeiros devem estacionar no Parque número 7 que fica por trás da basílica de Fátima ( em frente ao parque HOTEL DOMUS PACIS, estará uma viatura da FEPODABES para entregar a cada responsável das Associações /Grupos ou Núcleos um saco com os brindes)- Seguidamente os participantes devem se deslocar para o Santuário para junto da estátua de Sua Santidade o Papa João Paulo II Local habitual – Concentração - No fim das Cerimónias (Procissão e missa e adeus ) devem os participantes se deslocar para os autocarros e seguir as seguintes indicações - Rotunda dos Pastorinhos e seguir indicações Igreja Matriz cerca de 1500 mts.- Igreja Matriz de Fatima ( Local onde os pastorinhos foram batizados ) Igreja Paroquial de Fátima Igreja Paroquial de FátimaRua Pe. Manuel António Henriques2495-564 Fátima  Programa : 09h15 - Concentração das Associações /Grupos e Núcleos junto da Estátua de Sua Santidade de João Paulo II ( Local habitual) 09h45 – Desfile das Associações /Grupos e Núcleos com os Estandartes desde da Estátua de Sua Santidade até a Capelinha das Aparições 10h00- Terço na Capelinha das Aparições10h30- Procissão para o Altar do Recinto 11h00- Missa Internacional 13h00 – Abertura do Espaço para o Almoço (A FEPODABES garante o espaço, algumas mesas e cadeira, no que toca ao almoço será em forma de piquenique ( cada um traz o seu, como podem trazer também mesas e cadeiras )Salão da Igreja Matriz de Fatima ( Local onde os pastorinhos foram baptizados ) 14h00-  Entrega de diplomas de participação a todas as Associações / Grupos e Núcleos 16h00 – Termino da Animação   NOTA: Solicitamos a  presença do estandarte ou Bandeira de cada Associação /Grupos ou Núcleo de Dadores de Sangue .