Notícia / Dia 27 de Março comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue -43º ANIVERSARIO DA FEPODABES
Geral

Dia 27 de Março comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue -43º ANIVERSARIO DA FEPODABES

2025, Sep 16
Federação
2596
2

No próximo dia 27 de Março comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue

Dia Nacional do dador de Sangue é um dia que marca o 43º aniversario da FEPODABES , nos termos do Conselho de Ministros, reunido em 17 de Abril de 1986, resolveu que o Dia Nacional do Dador de Sangue, destinado à realização de atos comemorativos da atividade desenvolvida pelos dadores benévolos para obtenção do sangue necessário ao tratamento de doentes para esse fim é designado o dia 27 de Março de cada ano, em comemoração da data da fundação da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.

Comemora-se no próximo dia 27 de março, o Dia Nacional do Dador de Sangue. Nesta data tão importante, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) agradece a todos os dadores de sangue das dádivas feitas ao longo do ano.

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue – 27 de março, este ano sob o tema "A importância da Diversidade na Dádiva de Sangue", , definido pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, pretende a FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue ,alem do agradecimento a todos os dadores de sangue é urgente reforçar a mensagem da importância da valorização e reconhecimento, pela sociedade, do papel fundamental dos dadores de sangue, tendo estado sempre presentes para colmatar as 1000 a 1100 unidades de sangue necessárias todos os dias e que  constitui a base fundamental de obtenção de sangue humano para utilização terapêutica no tratamento de doentes, .

O Dia Nacional do Dador de Sangue é mais uma oportunidade para relembrar ao Governo de que é urgente criar novos incentivos para todos os dadores de sangue, é imperioso valorizar os voluntários das Associações /Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue, assim como regulamentar o Estatuto do Dador, criar condições para ter mais meios sejam humanos e logísticos para fazer mais colheitas de sangue .

-Mais profissionais de saúde nomeadamente nos Centros de Sangue e da Transplantação ( Porto , Coimbra e Lisboa ) para responder às varias solicitações de colheitas de sangue

- O alargamento ao funcionamento das Unidades Locais de Saúde no que toca a realizar colheitas de sangue

- Possibilidade de serem abertos mais centros de colheitas de sangue afim de ir ao encontro de todas as pessoas saudáveis que possam dar sangue

 Essa valorização deve incluir a criação do Conselho Consultivo do Sangue onde os dadores de sangue e suas associações, através da federação tenham acento na discussão e informação sobre a dadiva de sangue.

A FEPODABES pretende ainda apelar à participação e mobilização de todas as pessoas saudáveis a fazerem a sua dadiva de sangue e que se tornem dadores regulares, deve ser considerado um dever basilar da nossa sociedade e que envolvimento de todos/as é necessário.

 

Relacionados
Geral
+

Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância de 2024

A FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue ao tomar conhecimento do Relatório de Atividade Transfusional e Sistema Português de Hemovigilância de 2024 e após leitura do mesmo e analise, verificamos que em 2024 houve uma diminuição de dadores e de dadivas por mil habitantes e também no que toca a dadores de primeira vez.No que se refere a distribuição por sexo, continua a registar um aumento no sexo feminino.A distribuição etária da população de dadores continua a registar o envelhecimento progressivo da população de dadores com aumento da idade média entre os   24 a 44 anos e de 45 aos 65 anos, e uma diminuição nos grupos etários entre os 18 e os24 anos e entre os 25 e os 44 anos. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, através dos seus três Centros colheu, no ano de 2024, 58,36% das dádivas nacionais (175 040), proporcionalmente o valor é semelhante ao do ano anterior, ligeiramente superior, fruto do trabalho, dedicação e resiliência das Associações /Grupos e Núcleos de dadores de Sangue e dos profissionais de saúde do IPST IP. Posto isto no nosso entender é urgente, alterar algo na dadiva de sangue, mais incentivos, mais promoção, melhor planeamento, mais profissionais de saúde afim de fazer face a muitos pedidos de realização de colheitas de sangue e diminuição do tempo de espera nas sessões de colheitas de sangue, alteração de horários de atendimento aos dadores nomeadamente nos hospitais. 
Geral
+

Tragédia ocorrida na cidade de Lisboa, no Elevador da Glória

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, lamenta profundamente o acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, e apresenta mais uma vez as sentidas condolências aos familiares das vítimas e assim enviamos nota de pesar para a Presidência da República, Primeiro Ministro, Presidente da Camara Municipal de Lisboa e Assembleia Municipal de Lisboa. A FEPODABES ao tomar conhecimento do acidente pela comunicação social contactou diretamente a Presidente do Conselho Diretivo do IPST IP afim de nos disponibilizar caso fosse  necessário ajuda para ultrapassar o acontecido na  tragédia  ocorrida na cidade de Lisboa, no Elevador da Glória, com tão elevado custo de ferimentos, mobilizando assim algumas Associações/Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue da região de Lisboa e Vale do Tejo de imediato para fazer colheitas de sangue , o mesmo procedimento aconteceu em contacto direto com o Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria . Após estes contactos fomos informados que da parte do IPST IP estava a ser reforçadas as reservas de sangue no Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, de forma a promover a melhor resposta às necessidades que surgiam.No momento as existências em sangue e componentes sanguíneos satisfazem as necessidades, no que toca ao Hospital Santa Maria, foi-nos comunicado que estava tudo controlado. Deste acidente há a lamentar até hoje 16 vítimas mortais e um total de 23 feridos assistidos pelas equipas médicas do INEM (10 feridos graves) Além desta situação emergência, são muitas outras as situações em que a transfusão sanguínea salva a vida de muitos doentes, assim a FEPODABES volta a apelar a toda a população saudável que seja solidário e partilhe o melhor de si.Dê sangue! Saiba mais em www.fepodabes.pt ou AP/DSangue  onde pode dar