REGULAMENTO DE DISTINÇÕES DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DADORES BENÉVOLOS DE SANGUE
1 - FINALIDADE: As distinções instituídas pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) destinam-se distinguir as pessoas singulares ou coletivas, por serviços relevantes prestados à causa da Dádiva Benévola de Sangue.
2 – TIPOS DE DISTINÇÕES:
a) Coração de Cristal.
b) Diploma de Serviços Distintos.
c) Diploma para a Associação do Ano.
d) Diploma para o Dirigente do Ano
e) Menção Honrosa.
f) Diploma da 1ª Dádiva de Sangue.
g) Medalha e diploma " Mérito e Reconhecimento -COVID 19”
3 – PROCESSO PARA A CONCESSÃO DE DISTINÇÕES: O processo para a concessão de distinções é analisado pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, sob proposta de qualquer membro da sua Direção, ou das direções das Associações, Grupo e Núcleos de Dadores de Sangue. Deverá ser constituído pelos seguintes documentos:
a) Proposta devidamente fundamentada.
b) Relatório pormenorizado dos factos que justifiquem a concessão da distinção.
c) A Assembleia Geral é soberana na atribuição de Distinções.
Os diplomas serão assinados pela Direção da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.
CORAÇÃO DE CRISTAL: É atribuído a todos os dadores de Sangue, que atinjam as 75 dádivas benévolas de sangue.
DIPLOMA/CORAÇÃO DE SERVIÇOS DISTINTOS: O diploma de serviços distintos tem por finalidade agraciar as pessoas singulares e coletivas, que se destaquem na prática de serviços relevantes, para a causa da Dádiva Benévola de Sangue.
DIPLOMA/CORAÇÃO PARA A ASSOCIAÇÃO DO ANO: Atribuído às Associações, Grupos e Núcleos que se destacam pelo seu trabalho em prol da causa da dádiva de sangue, tendo, também, em consideração a sua antiguidade na FEPODABES.
DIPLOMA/CORAÇÃO PARA O DIRIGENTE DO ANO: Atribuído ao Dirigente que se tenha destacado pelo empenho efetivo ao serviço das Instituições de Dadores de Sangue, tendo, também, em consideração o tempo de dirigente. MENÇÃO HONROSA: Atribuída a todas as pessoas singulares ou coletivas, que tenham uma colaboração efetiva na melhoria da qualidade de vida dos doentes.
DIPLOMA E PIN DA 1ª DÁDIVA DE SANGUE: Atribuído a todos os dadores de sangue, na sua 1ª dádiva.
Medalha e diploma " Mérito e Reconhecimento -COVID 19” para atribuir a todas as Associações/Grupos e Núcleo de Dadores de Sangue federados na FEPODABES em reconhecimento pelo esforçado e dedicado trabalho que todos os Dirigentes e Dadores de Sangue executaram durante a pandemia.
A medalha é posta nos estandartes de cada Associação /Grupo e Núcleos de Dadores de Sangue pelo representante da FEPODABES, sempre que cada Associação/Grupo e Núcleo de Dadores de Sangue celebre o Aniversário ou outro evento.
A FEPODABES assume que existe um défice de gratidão para com os Dirigente e Dadores de Sangue. Estes, mesmo no período da pandemia em que tudo era desconhecido e o risco era enorme, nunca recusaram organizar as Colheitas de Sangue e os Dadores de Sangue sempre marcaram presença no sentido de satisfazer as necessidades de Sangue e, assim corresponderam às necessidades geradas pela pandemia .
2 de Abril de 2017