Aproveitamento do PLASMA dos DADORES de SANGUE PORTUGUESES
Apos a transmissão da 1º Parte da Grande Reportagem da TVI, vem a FEPODABES fazer um apelo à Dádiva de Sangue, todos os dadores que possam fazer a sua dádiva antes de ir de férias permitindo assim que o Verão seja tranquilo e feito em segurança.
Quanto a questão do Aproveitamento do Plasma, lamentamos que durante tantos anos o Pais , PORTUGAL tenha desperdiçado milhões de euros, reconhecemos que alguns dos intervenientes na mesma Reportagem, tiveram vários anos a frente dos destinos da Dadiva de Sangue e nada fizeram , iniciando- se agora o processo de aproveitamento do Plasma português ,esses Senhores venham apresentam-se como Salvadores da pátria .
Programa Estratégico Nacional de Fracionamento de Plasma Humano é "o corolário do trabalho que este instituto fez ao longo dos últimos anos" e que o mesmo se segue à inativação do plasma português para transfusões, que já é feita.
Faltava ainda o tratamento do plasma remanescente como matéria-prima para a produção de medicamentos derivados do plasma.
Para tal, foi lançado um concurso que está a correr, do qual deverá resultar uma empresa que irá fracionar o plasma, a começar pelos 30 mil litros que o IPST tem colhidos e conservados.
Em 2013, Portugal gastou 39.740.469 euros na aquisição de derivados do plasma (imunoglobulina, fator VIII, albumina, fator IX, fator von Willebrand.
No entanto, a importância de todo o plasma resultante da colheita de sangue de dadores em Portugal poder ser, desta forma, aproveitado.
A empresa vencedora do concurso deverá ser escolhida até setembro, estando previsto que, a partir de março, a transformação do plasma português em medicamentos avance.
Em 2013, foram colhidas 362 mil unidades de sangue em Portugal, das quais 214 mil através do IPST e as restantes pelos serviços de sangue hospitalares.
Para transfusão, o IPST tem capacidade para garantir todo o plasma, o qual é inativado por dois métodos diferentes: um efetuado pelo próprio instituto depois de comprado o reagente (amotosaleno) e outro (solvente reagente) por prestação de serviços da Octapharma.
O restante plasma destina-se ao fracionamento para obter os medicamentos derivados deste produto necessários aos doentes.
Em 2016 serão iniciadas as diligências para que o mesmo contemple a entrada dos serviços de sangue hospitalares como fornecedores de plasma.
O nosso movimento tem sido alvo de varias TENTATIVAS para a desmobilização dos Dadores de Sangue , em nome dos DOENTES , mais uma vez pedimos a presença dos Dadores de Sangue numa Colheita