Eventos - CONGRESSO NACIONAL DE DADORES DE SANGUE |
![]() ![]() |
COMUNICADO / CORONAVÍRUS
Atendo as directrizes avançadas pela Direcção Geral de Saúde no dia de hoje onde foi emitido um conjunto de recomendações por causa do coronavírus, a FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue através dos Órgãos Sociais (Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Direcção) e o Presidente do V Congresso Nacional de Dadores de Sangue a realizar nos dias 27,28 e 29 de Março na Cidade de Viana do Castelo, entenderam por bem CANCELAR a realização do mesmo evento nas datas anunciadas.
Assim logo que possível será comunicada nova data para a realização do V Congresso Nacional de Dadores de Sangue, no que toca a realização da Assembleia Geral da FEPODABES a mesma será analisada a sua marcação no final do mês de Março de 2020.
Na orientação, a DGS diz que as empresas devem estar preparadas para a possibilidade de parte (ou a totalidade) dos seus trabalhadores não irem trabalhar, devido a doença, suspensão de transportes públicos ou encerramento de escolas e que devem avaliar as actividades imprescindíveis na empresa e os recursos essenciais para as manter, aconselhando-as a definir planos de contingência para casos suspeitos entre os trabalhadores que contemplem zonas de isolamento e regras específicas de higiene, evitando também reuniões em sala.
Aconselha ainda as empresas a recorreram a formas alternativas de trabalho, como o teletrabalho, reuniões por vídeo e teleconferências, assim como o acesso remoto dos clientes. Para este efeito, as companhias devem "ponderar o reforço das infra-estruturas tecnológicas de comunicação e informação".
Para restringir o contacto directo com os casos suspeitos que possam surgir, as empresas devem criar áreas de isolamento com ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e revestimentos lisos e laváveis, sem tapetes, alcatifas ou cortinados. Estas áreas deverão estar equipadas com telefone, cadeira ou marquesa, água e alguns alimentos não perecíveis, contentor de resíduos (com abertura não manual e saco de plástico), solução anticéptica de base alcoólica, toalhetes de papel, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis e termómetro.
Nesta área, ou próximo, deve existir uma instalação sanitária devidamente equipada, nomeadamente com doseador de sabão e toalhetes de papel, para a utilização exclusiva do trabalhador com sintomas/caso suspeito.
O Presidente do V Congresso Nacional de Dadores de Sangue
A Direcção da FEPODABES
A Mesa da Assembleia Geral da FEPODABES
O Concelho Fiscal da FEPODABES
O Concelho Consultivo da FEPODABES